sábado, 18 de setembro de 2010

No ar, a TV Tupi!


Um dos motivos da existência desse blog é a paixão que tenho pela produção de TV, especificamente. O desafio de comunicar o máximo de informação, na maioria das vezes, em 30" ou a oportunidade de criar conteúdo para programação é altamente prazeroso e instigante. Assim, não poderia deixar de comentar o nascimento da TV brasileira que hoje completa 60 anos.

Foi em 18 de setembro de 1950, às 17:30 horário de Brasília, que Sônia Maria Dorce que usava um cocar na cabeça dava as boas vindas aos telespectadores da TV Tupi com a frase "Boa noite, está no ar a televisão brasileira!".

Sônia era filha de Francisco Dorce, amigo e um dos acompanhantes do "Cacique dos Associados" ou "Velho Capitão" Assis Chateaubriand na viagem aos Estados Unidos para a compra de equipamentos, o que daria início a ideia maluca de fazer a quarta emissora do mundo.

Acredito que nem Sônia, na época com apenas 5 anos de idade, nem Francisco e me arrisco até a dizer que o próprio Chateaubriand não sabiam exatamente até onde iria o poder daquela invenção.

A televisão, como meio de comunicação, teve um impacto singular na vida de milhões de pessoas no mundo inteiro, exercendo uma influência impressionante na forma como percebemos nossa cultura. Foi através da TV que, mesmo distantes, presenciamos momentos históricos como a Guerra do Golfo, a controversa chegada do homem à lua, a posse de presidentes etc.

"Enxergar à distância" foi o desejo que moveu o trabalho de inventores e cientistas que começou na Alemanha, em 1883.

A TV influenciou comportamentos, implantou culturas, vimos cenas de comédias impagáveis, brigas, bordões e até assassinatos.

A nível internacional, fala-se de Philo T. Farnsworth. Para nós brasileiros é Assis Chateaubriand. Adapto:

"Se não fosse por ele, talvez ainda estivéssemos jantando ao som do rádio."

Um comentário: